11 outubro 2011

Ambientes Pequenos


Ambientes Pequenos-Felizmente, existem várias dicas para decorar um espaço pequeno, sem comprometer o estilo ou a funcionalidade. Elimine todos os objetos que não combinem com a decoração pretendida e/ou que não tenham qualquer utilidade – não há espaço para acolher coisas pouco essenciais. O que escolher manter deve ter um lugar certo.
  1. A escolha das cores deve recair sobre tons mais suaves e claros que aumentam, de forma natural, um espaço reduzido. Preferencialmente, opte por uma decoração monocromática, ou seja, escolha uma só cor e utilize-a em tons de intensidade variada. Se a tinta tiver um acabamento acetinado, tanto melhor, porque reflete mais luz, aumentando o espaço. Deixe as cores contrastantes e  fortes para os detalhes.
  2. A luz natural é o melhor amigo de um espaço pequeno, inundando-o com um efeito surpreendente que parece aumentar o recanto mais minúsculo. Se não interferir com a sua privacidade, evite pendurar cortinas; se fizer questão, escolha um simples cortinado leve e semitransparente, sempre em tons claros.   Portas que não são utilizadas, retire-as  para ganhar espaço. Em alternativa, escolha portas de correr. Se a luz natural não for muito abundante, invista na iluminação artificial com focos de teto e luminárias de pé.
  3. Juntamente com a luz natural, os espelhos são um dos melhores recursos para fazer qualquer espaço crescer a olhos vistos: pendurado ou pousado no chão.
  4. Ainda em termos de mobiliário opte por menor quantidade.  Os móveis com bases vazadas são indicadas para ambientes mais apertados porque deixam o espaço “respirar”. Se vai ter mobília estofada, prefira padrões lisos em tons neutros.
  5. Em vez de ter uma mesa de centro na sala, opte por um aparador estreito  para exibir por de trás do sofá ou então uma mesa de apoio .
  6. Os televisores estão presentes em todos os cantos da casa e podem ser verdadeiros “intrusos” em espaços pequenos. A solução? Um suporte específico para televisões que podem ser afixadas às paredes.
  7. Num quarto para crianças , opte por beliches ou então as camas 2-em-1, onde uma delas está camuflada como uma espécie de gaveta encaixada sob a cama de cima. Recorra aos Nichos, não só para decorar, mas também para organizar.
  8. Corredores, decore-os elegante e eficientemente: é o local ideal para exibir a sua biblioteca ou painel com fotos. Os materiais transparentes alongam qualquer zona porque acabam por refletir a luz e o próprio espaço, materiais como, vidro ou acrílico dão leveza.
  9. Na Cozinha, escolha uma mesa que possa ser afixada à parede e aberta exclusivamente à hora das refeições; bancos altos ou empilháveis; uma barra de aço inox afixada sobre a bancada para organizar todo o tipo de utensílios .
  10. Nos banheiros, pode-se aproveitar as suas paredes para instalar prateleiras funcionais, espelhos vistosos, um banco tipo baú interior,  que sirva para colocar a roupa suja.A arte de embutir – desde prateleiras, estantes ou armários – cria um efeito visual interessante e organizado, sem roubar espaço extra.
  11. Procure otimizar recantos que parecem demasiado pequenos para servirem algum propósito interessante: será que aquele cantinho não dá para montar um pequeno escritório ou esconderijo para leitura? O espaço debaixo de uma escada também podia acolher uma mesa e um banco com o telefone. O mesmo aplica-se aos espaços existentes nos patamares das escadas. Lembre-se “ O menos é mais”. Por Wal Sartori

Nenhum comentário:

Postar um comentário